Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

domingo, 2 de maio de 2010

Saber escolher o gráfico certo


A escolha do modo de apresentação gráfica da informação não é uma decisão aleatória. A própria preferência da utilização de gráficos ou tabelas está dependente da forma como pretendemos comunicar os nossos números. As tabelas são um formato que pode funcionar muito bem quando necessitamos de expor números em particular ou quando queremos apresentar informação com um grau mais elevado de detalhe.

Os gráficos são excelentes para expor desenvolvimentos, padrões, grandezas e correlações.

No ambiente dos Dashboards, os gráficos são quase sempre a primeira escolha, pelo que as tabelas e matrizes tendem a ficar para segundo plano. Não significa que sejam eliminadas, apenas constituem um segundo nível de informação.

A escolha do gráfico certo, bem como a sua configuração visual, são aspectos fundamentais que podem fazer a diferença no sucesso ou fracasso do Dashboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário