Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Balanced Scorecard - O que é o mapa estratégico?

O mapa estratégico é a peça mais importante de metodologia BSC. Neste mapa, os objectivos da empresa estão posicionados numa matriz, orientados na horizontal por perspectivas - Financeira, Cliente, Processos e Aprendizagem - relacionando-se entre si através de relações de causa-efeito.

Cada perspectiva pode ser explicada através de uma questão. As respostas às várias questões serão dadas através dos objectivos que a organização pretende alcançar.

Existe uma relação explícita entre as 4 perspectivas: A boa performance nos objectivos da aprendizagem induz melhorias nos processos internos que, por sua vez, geram melhorias na organização aos olhos dos clientes e, por fim, tem impacto nos resultados financeiros

Exemplo de mapa estratégico de uma universidade.


Neste caso a perspectiva dos Clientes ficou acima da perspectiva Financeira.

Fonte: Livro - IMPLEMENTAÇÃO DO BSC NO ESTADO

Sem comentários:

Enviar um comentário