Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sábado, 8 de maio de 2010

Como transmitir os diferentes tipos de informação

Quando se está a parametrizar um gráfico para apresentação de um conjunto de dados, as cores podem ser utilizadas para auxiliar a definição de quatro tipos de aspectos dessa informação

- Informação sequencial.

- Informação divergente.

- Informação sobre categorias.

- Informação relevante.

i. Informação sequencial - Quando se está a trabalhar com o mesmo tipo de dados e se pretende ordenar os seus valores, por exemplo, do mais baixo para o mais alto. Requer que se utilize a mesma cor, mas com pequenas variações. No entanto, na maior parte dos casos em que se trabalha com a mesma informação, a cor deve permanecer constante.

ii. Informação divergente - Quando se pretende distinguir informação, por exemplo, rendimentos e gastos; positivos e negativos; etc. Requer que se utilizem cores de contraste (exemplo: Azul e Laranja).


iii. Informação sobre categorias - Quando se pretende caracterizar diferentes tipos de categorias, por exemplo, tipos de canais de venda. Neste caso, requer que as cores contrastem entre as cores análogas (exemplo: Vermelho, Laranja e Amarelo).


iv. Informação relevante - Quando se pretende destacar uma determinada informação, a cor que se vai utilizar para distinguir é crítica, já que esta, através do contraste relativamente aos outros elementos, ganha a capacidade de atrair mais rapidamente o destinatário do Dashboard

Sem comentários:

Enviar um comentário