Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sábado, 8 de maio de 2010

O design criativo pode fazer a diferença

A apresentação da informação requer encontrar o equilíbrio entre os seguintes aspectos:

- Como transmitir muita informação sem causar confusão?

- Como capturar a atenção sem distrair?

- Como fazer com que a informação pareça simples sendo, no entanto, complexa?

De facto, um Dashboard pode ter a informação certa, mas, se não for apresentada da forma apropriada, vai perder simplicidade, clareza, objectividade e elegância. A perda destes factores leva o Dashboard para o passado, onde a gestão utilizava instrumentos mais pesados, mais complexos, menos comunicativos e menos pertinentes. O design pode fazer a diferença quando bem aplicado e, actualmente, os seus resultados são indiscutíveis e sempre valorizados.

O design irá permitir que se possa apresentar mais informação do que seria normal, sem que esta se torna ilegível e confusa para o seu destinatário.

O design vai conseguir apresentar a informação de forma mais clara e, desta forma, conseguir que o Dashboard possa transmitir, quase instantaneamente, o ponto de situação da performance de uma organização.

O design vai fazer com que o Dashboard seja mais objectivo e, com isso, mais pertinente e útil para o seu destinatário.

O design também vai conseguir tornar um instrumento de report num veículo atractivo, capaz de aliciar e conquistar os seus utilizadores, bem como valorizar a imagem da organização.

O objectivo é Design criativo e elegante.

Sem comentários:

Enviar um comentário