Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dashboard - Área Comercial

O Dashboard que se apresenta em baixo tem por objectivo monitorizar, com frequência semanal, cada uma das equipas comerciais de uma organização, analisando um período (volante) trimestral. Este Dashboard é produzido em Excel e a sua picture é enviada, todas as semanas, para o coordenador da equipa respectiva. É também um Dashboard de 2ª geração - todos os gráficos são construídos minimizando o "lixo visual" ou seja, reduzindo ao máximo a informação que não é relevante. São claramente instrumentos com design inovador e elegante.


Neste Dashboard, consegue-se acompanhar:

- Volume de vendas acumulado vs. o respectivo objectivo.
- As vendas semanais, a média do período. Destaca as vendas abaixo da média.
- A evolução semanal das vendas de cada um dos 7 produtos da empresa, o peso de cada um dos produtos.
- A evolução e pesos de cada canal de comercialização e fonte de origem do negócio.
- A evolução do tempo necessário para a concretização do negócio em cada um dos produtos.
- Etc.

É dado o destaque aos valores do último mês, centrando esses resultados num "rectângulo" e formatando as linhas com um contraste e largura superior.

O gráfico em baixo - Matriz de competitividade - estimula a equipa a orientar todo o seu esforço, de modo a posicionar-se no rectângulo de elevada competitividade. É nesta área que se cria verdadeiramente valor para empresa. Este gráfico permite também potenciar a competição entre equipas, já que se consegue visualizar a posição competitiva de cada uma.

1 comentário:

  1. Olá, Jorge, como vai?

    Sou diretora de redação da revista Wide, uma revista impressa brasileira dedicada aos profissionais de internet.

    Gostaria de convidá-lo para uma entrevista por e-mail sobre Dashboard para lojas virtuais.

    Não consegui achar o seu e-mail aqui no seu blog. Poderia me passar?

    O meu e-mail é flavia.freire@arteccom.com.br

    Caso aceite responder à entrevista, enviarei as perguntas o mais brevemente possível por e-mail. E te enviarei um exemplar da revista quando ela estiver pronta.

    Muito obrigada, Jorge.

    Att.,

    Flávia Freire
    Diretora de redação - Revista Wide
    55 21 2253.0596 / 7854.0562 / 55*83*37077
    www.arteccom.com.br
    www.revistawide.com.br
    flavia.freire@arteccom.com.br

    ResponderEliminar