Os gráficos em baixo constituem exemplos de aplicação directa num Dashboard. Este 1º exemplo apresenta a evolução das vendas em valor e % identificando a componente vendida pelos comerciais da empresa e os agentes parceiros. Apresenta os valores semanais num intervalo de um trimestre. Destaca o último mês. Por ser o mais recente, é sempre o mais imporatnte. O destaque é dado através do rectangulo e do contraste final na linha evolutiva. Existe a preocupação de apresentar o valor do ínicio e do fim trimestre, ambos essenciais para perceber a evolução do período em análise. Eliminou-se: eixos, escalas, gridlines, valores intermédios, etc., ou seja, inexistência de "lixo visual", o que permite transmitir uma mensagem de uma forma mais simples, clara, mais objectiva e também mais elegante.
2º Exemplo: Apresenta a evolução em valor e % de 3 variáveis, destacando também resultados do último mês.
3º Exemplo: Explicação das vendas semanais e em acumulado. No acumulado, compara resultados com objectivos do trimestre. Destaca o último mês, bem como as vendas semanais que ficaram abaixo da média dos resultados do trimestre.
Neste último exemplo, a mensagem apresenta apenas o primeiro e último valor do período em análise. Elimina-se o "ruído" intermédio das variações semanais. Ou seja, apresenta-se apenas o essencial através de um gráfico que apenas produz um linha ligando o 1º ao último resultado obtido. A inclinaçãoda recta é suficiente para dar a conhecer a dimensão da variação.
domingo, 24 de outubro de 2010
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