Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

8 razões porque alguns gestores não querem monitorizar o desempenho?

Existiu sempre resistência na implementação de instrumentos de controlo (Dashboards, Scorecards, Tableau de Bord, etc.). Conhece as principais desculpas?

Respostas rápidas e eficazes perante as mudanças que raramente se conseguem auspiciar e que acontecem diariamente só se conseguem quando as organizações têm maturidade organizacional e rentabilizam a utilização de sistemas de monitorização da sua performance.
No entanto, nos dias de hoje, ainda existem alguns gestores que teimam resistir. Não é raro ouvir:

1. “É muito caro, não temos dinheiro para isso”.
2. “Alguém precisa de saber o que estamos a fazer aqui?”.
3. “O que é que eu ganho em mostrar os meus números“.
4. “Não tenho números para apresentar, a minha actividade é muito complicada para se medir”.
5. “Estaríamos em maus lençóis se a administração soubesse de facto o nosso desempenho”.
6. “Querem que entregue-mos os resultados todos os meses? Quando é que arranjo tempo para trabalhar?”.
7. “Se souberem os nossos números, para o ano vão querer ainda mais resultados”.
8. “Mais controlo e burocracia!?”.

Felizmente, que para a grande maioria dos gestores não restam dúvidas de que os desafios actuais impõem às suas empresas a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso empresarial.

De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as empresas evoluídas estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia.

Autor: Jorge Caldeira


1 comentário:

  1. Gosto muito desta lição !!
    Mas acredito que uma pequena empresa sinta pouca necessidade de lidar diariamente com vários indicadores, e de os monitorizar informaticamente.
    Pode e deve este tipo de empresário, enquanto a empresa se mantém consideravelmente pequena, optar por efectuar uma monitorização intuitiva mas simples, apenas através de umas simples contas escritas em papel ??

    ResponderEliminar