Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Organizar a informação de forma lógica

A forma como se usa a área disponível do Dashboard está condicionada à forma como se pretende expor a informação ao seu utilizador, ou seja, a arrumação da informação gráfica não é propriamente uma opção aleatória, por exemplo, simplesmente em função da área disponível.

O Dashboard é um instrumento de comunicação e, como tal, deve ser capaz de transmitir, com clareza e lógica, a informação que se pretende monitorar. Quando um decisor inicia um processo de análise de um determinado ponto de situação de performance organizacional, tem noção das preferências sequenciais do tipo de informação que pretende ouvir/ver em primeiro lugar e o que pretende saber em seguida. O Dashboard deve ser capaz de respeitar o mais possível a sequência lógica que se pretende transmitir.

A compreensão do modelo de funcionamento da organização, o processo de decisão e a própria cultura da organização são essenciais para projectar a narrativa visual que irá dar corpo ao layout do Dashboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário