Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

terça-feira, 22 de junho de 2010

Dashboards - Eliminar o ruído visual dos gráficos

A formatação do layout dos gráficos envolve a parametrização dos elementos de apoio ao gráfico (ex.: cores, dimensão, formato, linhas de grelha, eixos, legenda, escalas, marcas, fundos, etc.).

Todos os elementos de apoio ao gráfico (ex.: grelhas, eixos, limites, legenda) que não representam informação de 1º linha, não servem nenhum propósito crítico. Podem ser eliminados ou reduzidos, uma vez que apenas distraem da informação principal. Se optarmos pela redução, devem ter apenas a visibilidade suficiente para cumprir a sua função sem competir com a informação. Devem utilizar cores entre o preto e os cinzentos, de forma a não interferir com a informação. Exemplo:


Sem comentários:

Enviar um comentário