Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dashboards & Design


O design é claramente um factor que pode ajudar muito a propagar a comunicação de informação de gestão, quer pela introdução de simplicidade, clareza, objectividade, mas também através da conquista dos seus destinatários. Veja-se o exemplo do curriculum vitae (Résumé/Infographics) de Michael Anderson, onde se apresenta graficamente, em apenas uma folha A4, a linha temporal do seu percurso profissional, toda a sua experiência, as suas competências e ainda a forma como funciona a sua produtividade, humor, comunicação, etc. durante o seu dia de trabalho.

Não podemos chamar propriamente um Dashboard ao curriculum vitae de Michael Anderson, uma vez que não constitui em si um instrumento de monitorização. No entanto, concordamos que o seu formato é cativante e obriga-nos a dar-lhe alguma atenção.

O Dashboard necessita de design para poder alavancar todo o seu potencial. Seria muito difícil, se não quase impossível, conseguir numa única página A4/ecrã transmitir toda a informação necessária para apoiar o complexo processo de exposição do estado da arte da performance organizacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário