Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lançamento do livro DASHBOARDS - Comunicar eficazmente a informação de Gestão

Acabo de lançar o meu 3º livro - DASHBOARDS, Comunicar eficazmente a informação de Gestão - através da editora Almedina. O Livro estará a venda durante a próxima semana.




“Este livro antecipa e prepara um futuro próximo, em que os conceitos de Dashboard e de visualização da informação quantitativa deixarão de causar surpresa e interrogação, representando algo de natural, útil e necessário a um mercado eficiente, a uma sociedade participativa e a uma democracia madura. O futuro é um problema de design e os Dashboards são os nossos painéis de controlo para uma viagem com sentido.”

Diogo Vasconcelos
Distinguished Fellow / Cisco Systems International (London)

A elaboração deste livro tem subjacentes dois objectivos. O primeiro consiste em disseminar o conceito contemporâneo de Dashboard nas organizações portuguesas, despertando todos os seus agentes (produtores e consumidores) para as novas práticas de visualização da informação quantitativa.

O segundo objectivo é a apresentação de um manual prático, capaz de apoiar decisores e gestores de instrumentos de monitorização na construção e gestão bem sucedida das implementações de Dashboards nas suas organizações.

Jorge Caldeira

Almedina: http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?cPath=219_83&products_id=11579

7 comentários:

  1. Parabéns, Jorge!
    Vai já para a lista de aquisições.
    Abraço,

    Pedro Duarte (FORGEP 2010)

    ResponderEliminar
  2. Quero comprar esse livro. Como faco?
    Ele é em portugues? Qual o site ou livraria no Brasil que eu posso encontra-lo?
    Se alguem puder me ajudar, me responde pelo e-mail rafa_aquino@hotmail.com
    Obrigado
    Rafael Aquino

    ResponderEliminar
  3. Olá Rafael,
    Obrigado pela sua msg.
    Sim o livro é em português. A editora é a Almedina e encontra-se também no Brasil.

    http://www.almedina.com.br/catalog/index.php?cPath=3_116

    Um abraço,
    Jorge Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Eu comprei este livro à poucos dias, já vou no capitulo 6 e acho muito bom, muito objectivo e descomplicado, parabéns, talvez o melhor curso sobre dashboards que tirei até agora.
    Sou desenvolvedor de folhas de cálculo avançadas, o meu foco neste momento não são os dashboards mas sim o registo e consulta de dados em Excel mas estou nisso (estudando e praticado na minha empresa).
    Com este livro o meu interesse multiplicou-se varias vezes, dentro do meu foco dou muita importância ao design, automação, protecção e segurança das folhas de cálculo, estudar o tema dashboards faz-me dar vários passos em frente principalmente no design, provavelmente num futuro próximo irei orientar o meu foco para os dashboards.
    Pode visitar o meu blog onde público vídeos sobre demonstração dos meus sistemas (BERD5xlsbBeta – Base Excel para registo de dados em Excel), ainda tenho pouco material publicado, em breve irei publicar o meu 2º trabalho (BECD5xls – Base Excel para consulta de dados em Excel, este sistema é alternativo ao ms query que por vezes dá chatices ao importar bds Excel) desta vez vou publicar para alem de vídeos uma versão freeware da BECD5.
    5, porque já vou na versão 5 de cada um dos sistemas, a BECD5 e anteriores utilizo-a na minha empresa para justamente fazer dashboards, onde capturo os dados já com algum tratamento.
    O meu blog é http://vg-excel-gest.blogspot.com/, esteja atento que provavelmente para a semana vou lançar a BECD5xlsbBeta.
    Não prometo nada mas vou preparar um post no meu blog sobre o seu livro, de tempo ando pouco sobrado e tenho que aproveita-lo para produzir trabalho real.
    O que mais me chateia, é que aqui em Portugal ainda estamos muito atrasados no que toca a formação específica e avançada nesta área, se souber de formação nesta área no nosso pais gostaria que me informa-se, estaria disponível para me deslocar a qualquer parte do pais para receber formação a sério (não a brincar como a maioria da formação neste pais), a única formação que neste momento me enche as medidas pelos conteúdos, focos e como apresentam os cursos está no Brasil em http://www.c-excel.com.br/ mas para isso seria necessário gastar uma pipa de massa e tempo, pois ir ao Brasil tirar um ou dois cursos destes não valeria a pena.
    Um abraço VG_EXCEL-GEST.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelos comentários do Livro. Já estive no seu blog e gostei. Estas matérias começam a despertar o interesse nos gestores. Em Portugal já existem alguns profissionais que as dominam.
    Um abraço e não hesite em comentar o blog.
    Jorge Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Jorge, pode exibir o índice do livro? Me desculpe mas a descrição do livro não contempla em detalhes as tecnologias utilizadas no livro ... etc.

    ResponderEliminar
  7. Olá Israel,
    Indique o seu email para eu enviar o índice (jorge.luis.caldeira@gmail.com). Se precisar de mais alguma informação não hesite.
    Abraço
    Jorge

    ResponderEliminar