Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Gráfico Treemap

Na sua forma mais básica, o gráfico Treemap é uma série de rectângulos apresentados num espaço fechado, em que a dimensão dos rectângulos individuais representa uma variável (exemplo: volume de vendas, unidades, etc.). Complementarmente, pode ser adicionada cor aos rectângulos, de modo a introduzir uma nova dimensão de análise, por exemplo: crescimento positivo ou negativo da primeira variável.

A cor pode ser apresentada numa palete, de modo a identificar várias dimensões na segunda variável. No exemplo em baixo, apresenta-se os lucros das 200 maiores empresas do mundo identificadas pela Forbes. As cores e os tons identificam a variação dos seus lucros relativamente ao ano anterior.

Courtesy of Fabrice Rimlinger- Treemap Forbes global 2009, top 200 world´s biggest companies - www.sparklines-excel.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário