Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sexta-feira, 11 de março de 2011

Gráficos Sparklines em Excel

Um contributo muito interessante do Sérgio Silva para os gráficos sparklines. Automatizar a sinalização do máximo, mínimo, maior e menor.

MÉTODO MÁXIMO e MÍNIMO


1) criar 2 colunas: Máximo e Mínimo

2) Na coluna máximo e na célula [B6] inserir a seguinte fórmula =SE(A6<$a$31);"na";a6). (1600).="" <="" [b6]="" a="" caso="" coluna="" como="" contém="" cumprem="" célula="" da="" de="" esta="" fórmula="" máximo,="" máximo="" neste="" não="" o="" obter="" os="" ou="" p="" permite="" que="" queremos="" requisito.="" se="" valor="" valores="" vendas="" verificar="" é="">

3) O mesmo procedimento para a coluna do MÍNIMO, desta vez com a fórmula =SE(A6>MÍNIMO($A$6:$A$31);"NA";A6) em que o valor MÍNIMO é o 300, célula [C15].

4) criar um gráfico de linhas com o intervalo de dados: [A5:A31] e depois adicionar individualmente as séries das colunas MÁXIMO E MÍNIMO.

5) seleccionar a série que contém os valores da Coluna [B] -> Ferramentas de Gráfico -> Formatar -> Cor da Linha -> Sem linha.

6) Ainda com a mesma série seleccionada: Ferramentas de Gráfico -> Esquema -> Rótulos de Dados -> Mais Opções de rótulos de dados -> Número -> Personalizar (#.##0;;) -> Adicionar. Desta forma os valores com zero (0) ficam ocultos.

7) Para a série da coluna [C] repetir os passos 5 e 6.

NOTA: sempre que se verificarem valores repetidos em resultado da fórmula, tanto como máximo e/ou mínimo, ambos aparecerão no gráfico.

Este método tem a vantagem de evitar que se tenha de procurar no gráfico quais os valores maiores/menores e se apaguem "à unha" os restantes.

MÉTODO MAIOR e MENOR

1) o método é em tudo semelhante ao anterior, no entanto neste caso estamos a utilizar a seguinte fórmula na célula [C6]. =SE(A6<$a$31;3);"na";a6) <="" p="">

Neste caso a fórmula utilizada permite-nos encontrar o TOP 3 de VENDAS. Se utilizarmos a fórmula: =SE(A6<$a$31;1);"na";a6) a="" do="" mesmo="" máximo.="" o="" o="" p="" que="" resultado="" varia="" é:<="" é="">

a) MAIOR($A$6:$A$31;3) -> obtemos os 3 maiores valores de Vendas

b) MAIOR($A$6:$A$31;1) -> obtemos o maior valor de Vendas

NOTA: sempre que se verificarem valores repetidos em resultado da fórmula, tanto como MAIOR e/ou MENOR, ambos aparecerão no gráfico.

Este método tem a vantagem de neste caso obtermos de uma forma rápida o TOP 3 e o BOTTOM 3 das VENDAS.

Autor: sergio.silva77@gmail.com
Faça o Donwload do ficheiro aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário