O mapa estratégico é a peça mais importante de metodologia BSC. Neste mapa, os objectivos da empresa estão posicionados numa matriz, orientados na horizontal por perspectivas - Financeira, Cliente, Processos e Aprendizagem - relacionando-se entre si através de relações de causa-efeito.
Cada perspectiva pode ser explicada através de uma questão. As respostas às várias questões serão dadas através dos objectivos que a organização pretende alcançar.
Exemplo de mapa estratégico de uma universidade.
Cada perspectiva pode ser explicada através de uma questão. As respostas às várias questões serão dadas através dos objectivos que a organização pretende alcançar.
Existe uma relação explícita entre as 4 perspectivas: A boa performance nos objectivos da aprendizagem induz melhorias nos processos internos que, por sua vez, geram melhorias na organização aos olhos dos clientes e, por fim, tem impacto nos resultados financeiros
Exemplo de mapa estratégico de uma universidade.
Neste caso a perspectiva dos Clientes ficou acima da perspectiva Financeira.
Fonte: Livro - IMPLEMENTAÇÃO DO BSC NO ESTADO
Fonte: Livro - IMPLEMENTAÇÃO DO BSC NO ESTADO
Sem comentários:
Enviar um comentário