A informação certa é aquela que dá respostas claras às primeiras questões da gestão. Como é que estamos? Como foi a evolução? Porque estamos assim? Como é que poderemos vir a estar? Ou seja, a informação certa tem por missão esclarecer, de forma objectiva e credível, o ponto de situação do desempenho organizacional.
Num segundo momento, surgem outras questões inerentes à gestão em si: Como podemos corrigir o que já aconteceu? O que é preciso fazer para não voltar a acontecer? Etc. Desta forma, percebe-se que a informação certa é aquela que suporta a tomada de decisão. Quanto mais pertinente for a informação, mais esclarecedor será o ponto de situação, pelo que mais acertadas poderão ser as decisões e mais eficazes os seus resultados.
Nas organizações ou unidades de negócio em que os seus responsáveis estão perfeitamente esclarecidos acerca de quais são os seus objectivos, as suas metas e os drivers desses objectivos, o processo normal para identificar qual a informação que deve constar do Dashboard é concretizado simplesmente por perguntar ao seu destinatário qual a informação que considera mais crítica para, numa primeira impressão, poder tomar conhecimento do ponto de situação do seu negócio e do seu desenvolvimento, para então poder gerir as suas actividades. Este cenário geralmente acontece em organizações que têm histórico de práticas de processos de monitorização e funcionamento em lógica de gestão por objectivos.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
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