Livro - 100 Indicadores da Gestão

“Com este livro, o Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. O livro do Jorge Caldeira deve ser lido por gestores que ambicionam alinhar as suas organizações com a execução da estratégia corporativa e pelas chefias operacionais que procuram aumentar a produtividade e o desempenho”

Gary Cokins, Fundador, Analytics-Based Performance Management LLC

Fonte: Almedina

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lançamento do livro DASHBOARDS - Comunicar eficazmente a informação de Gestão

Acabo de lançar o meu 3º livro - DASHBOARDS, Comunicar eficazmente a informação de Gestão - através da editora Almedina. O Livro estará a venda durante a próxima semana.




“Este livro antecipa e prepara um futuro próximo, em que os conceitos de Dashboard e de visualização da informação quantitativa deixarão de causar surpresa e interrogação, representando algo de natural, útil e necessário a um mercado eficiente, a uma sociedade participativa e a uma democracia madura. O futuro é um problema de design e os Dashboards são os nossos painéis de controlo para uma viagem com sentido.”

Diogo Vasconcelos
Distinguished Fellow / Cisco Systems International (London)

A elaboração deste livro tem subjacentes dois objectivos. O primeiro consiste em disseminar o conceito contemporâneo de Dashboard nas organizações portuguesas, despertando todos os seus agentes (produtores e consumidores) para as novas práticas de visualização da informação quantitativa.

O segundo objectivo é a apresentação de um manual prático, capaz de apoiar decisores e gestores de instrumentos de monitorização na construção e gestão bem sucedida das implementações de Dashboards nas suas organizações.

Jorge Caldeira

Almedina: http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?cPath=219_83&products_id=11579

"Para onde vai o meu dinheiro?"

Mais um exemplo de um infográfico que explica para onde vai o dinheiro dos contribuintes. Neste caso, dos contribuintes ingleses. Utiliza um gráfico bubble.


No site, é possível interagir com a informação de modo a perceber detalhadamente em que consiste cada uma das "bolhas", visualizar os valores reais, em % do PIB, etc.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais um livro excelente sobre construção de gráficos - The Wall Street Journal Guide to Information Graphics

Muito interessante o livro de Dona Wong sobre a parametrização de gráficos para a comunicação númerica. Compreendo agora perfeitamente algumas das críticas que alguns especialistas fazem ao livro. Pela componente prática, objectiva e sintética com que apresenta o que se deve e não se deve fazer, é verdadeiramente uma ameaça para alguns livros já no mercado. Lê-se em 50 minutos!


Data Driven - Site sobre Dashboards, gráficos e visualização

Mais um site sobre Dashboards, gráficos e visualização. Através do seu Blog promove-se a discussão da aplicação de diferentes tipos de gráficos para a análise de informação.



http://www.datadrivenconsulting.com/blog/

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Edward Tufte, um clássico para especialistas

Visual Display of Quantitative Information

Representa um clássico, inspirador, que aborda matérias de estatística, visualização, gráficos, etc. Procura definir as boas práticas no que respeita a apresentação precisa, clara e rápida da informação.



Fonte: http://www.edwardtufte.com/

terça-feira, 6 de julho de 2010

O melhor site em matéria de Dashboards!

Talvez o melhor site sobre Dashboards e gráficos, mesmo no contexto internacional. Em termos técnicos representa o melhor que já li, superando em muito o que escrevem alguns "especialistas" americanos.

O autor é Jorge Camões. É português! Escreve apenas em inglês. Hoje em dia, a língua é claramente uma barreira e Portugal não tem escala capaz de gerar um nível de interesse nestas matérias que justifique o seu investimento. Recomendo vivamente a colocarem este site nos Favoritos.


http://www.excelcharts.com/

O site da Tableau Software - Inovação na apresentação gráfica

Este site continua a apresentar modelos de gráficos extremamente eficazes para a visualição da informação quantitativa. Vale a pena ver alguns dos seus exemplos construídos com o software que promovem.


http://www.tableausoftware.com/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um exemplo de um gráfico waterfalls com o S&P500

O gráfico procura apresentar os resultados líquidos por sector, das empresas cotadas no S&P500. O primeiro gráfico refere-se ao ano de 2008 e o segundo ao ano de 2009. 


Fonte: BusinessWeek